linha
  Anteriores Arquivadas
     
10/12/2010 - Econtro
Ar

ABC Old Car & Parts - Antigos no Campus
História, Educação, Confraternização e Responsabilidade Social

Desde a primeira edição, em 2007, mais de 1.400 veículos antigos e raros desfilaram para um público superior a 60 mil pessoas. O evento é o mais tradicional encontro anual de autos antigos do Grande ABC.  

Realizar uma exposição anual que siga sempre uma proposta cultural que contribua para fortalecer a tradição de uma região, o Grande ABC paulista, que tem no automóvel seu principal personagem. Assim nasceu o ABC Old Car & Parts - Encontro de Autos Antigos e Especiais de São Caetano do Sul em 2007, no Parque Municipal Chico Mendes. Logo na sua primeira edição surpreendeu pela adesão de veículos raros e pela presença de público mostrando que o investimento e a iniciativa dos seus criadores, em especial o jornalista André Gomide, estava no caminho certo. 

     

Em 2008 ganhou outro endereço e a parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, conceituada Universidade com forte ligação com a indústria do automóvel e uma das instituições de ensino mais fortes e conceituadas do País. Realizado desde então no Campus de São Caetano do Sul, a exposição ganhou um caráter ainda mais cultural onde a Instituição de Ensino passa a oferecer aos seus alunos a possibilidade de estudar e aprender com o passado as lições e ensinamentos que poderão aplicar no futuro.

 

Com o propósito de atrair visitantes turistas qualificados e destacar o negócio da região, além de atrair a participação das empresas relacionadas ao ramo de negócios e a presença de colecionadores que se dedicam a esse segmento, a realização do ABC Old Car & Parts - Antigos no Campus, superou todas as expectativas. O formato agradou ao expositor, ao público que compareceu em massa e à imprensa que dedica sempre ampla cobertura atraindo uma imagem positiva para a região do Grande ABC, em especial para a cidade de São Caetano do Sul.  

A média de expositores gira em fica em torno de 320 veículos, muitos de raríssima qualidade. Isso demonstra que o evento nasceu grande e o público superior a 25.000 pessoas que circula em média nos três dias do evento mostra que o Grande ABC, berço do automóvel no Brasil, tem vocação para esse tipo de acontecimento.

Desde sua chegada ao Campus do Instituto Mauá de Tecnologia, a exposição tem entre suas principais características o oferecimento de palestras com renomados antigomobilistas, além de um tema central, onde uma marca ou produto são homenageados. Outro diferencial á a solenidade de premiação dos melhores veículos da exposição, além do Troféu Jornalista Expedito Marazzi conferido ao melhor carro nacional da exposição.

Desde 2010, a exposição passou a ser palco da entrega de três inéditos prêmios promovidos pelo evento em parceria com o portal Jornal Veículos.com.br. O Troféu Og Pozzoli de Antigomobilista do Ano®, Clube de Carros Antigos do Ano® e Espírito do Anticomobilista®, todos criados para destacar o desempenho de pessoas e agremiações envolvidas com a preservação da história do automóvel no Brasil. Em breve serão inseridas também ao prêmio as categorias de Carro Antigo do Ano® e Hot Rod do Ano®, todas marcas registradas pela empresa Hp Press Comunicação e Serviços Jornalísticos e Publicidade Ltda, proprietária do evento.

Homenagens Especiais – O conceito de ter sempre um homenageado principal nasceu junto com a história do ABC Old Car & Parts e acabou se tornando ação corriqueira nos demais eventos do gênero. A primeira homenagem no Chico Mendes em 2007 foi para o cinqüentenário da chegada da Indústria do Automóvel no Grande ABC. No ano seguinte, já no Campus da Universidade Mauá, o tema central da exposição foi o centenário do Ford Modelo T. No ano seguinte, os 50 Anos do início de produção do Volkswagen Fusca no Brasil foi o assunto que recebeu mais atenção. Na edição de 2010, a lendária marca italiana Alfa Romeo foi homenageada pela conclusão dos seus 100 anos de fundação.

Em todos os eventos são realizadas palestras com diferentes personalidades cujos focos estão ou ao relacionados com o tema central da exposição. Entre os palestrantes desfilam personalidades como Roberto Nasser, José Luis Vieira, Anísio Campos, Ari Rocha Carlos Castilho e Og Pozzoli.

  

Diversão e negócios - Distração cultural para os visitantes e excelentes oportunidades de negócios para as empresas que atuam no setor de automóveis antigos e especiais. Com a ampla área toda cercada e graças a suas largas alamedas, o Campus do Instituto Mauá oferece condições perfeitas para que se realize uma grande exposição de peças antigas originais. Outro ramo de atividade comercial que está se difundindo é a Praça De Comércio de Carros Antigos. Com uma vasta oferta de veículos antigos,a exposição também funciona como palco para quem deseja se iniciar no movimento pela preservação da história dos automóveis antigos. 

               

Mídia - Em todos as edições, graças a um trabalho dedicado de informação e assistência à imprensa, o evento conta com uma cobertura jornalística que supera todos os demais eventos do gênero realizados no Brasil. Desde a primeira edição, a cobertura jornalística foi ampla e atingiu a todos os meios de comunicação como jornais, revistas, rádios, Internet e TV. Veja alguns exemplos.

  

Projeção para o futuro - Sob o aspecto econômico, o objetivo de atrair turistas para a região do Grande ABC foi sentido de forma imediata pelos profissionais que atuaram na área de alimentação dentro das dependências da praça do evento. Pela grandeza do Campus do Instituto Mauá de Tecnologia, que possui próximo de 140 mil m2 quadrados de área, e capacidade para 2.500 veículos o ABC Old Car & Parts - Antigos no Campus reúne condições para se destacar como um dos maiores do Brasil. Contanto com uma excelente infra-estrutura para receber os visitantes, como párea todo isolada e com segurança 24 hs, restaurantes, lanchonetes, banheiros, agências bancárias, entre outros serviços, o evento almeja para alguns anos alcançar uma média de 650 veículos expostos e público declarado de 50 mil pessoas em cada edição.


   

 



Voltar

Copyright 2010 ® - Todos os direitos reservados
assinatura